“Noventa e cinco por cento dos problemas relacionados à qualidade podem ser resolvidos com o uso de sete ferramentas quantitativas básicas.” (Kaoru Ishikawa)
Essas ferramentas descritas por Ishikawa são e devem ser entendidas (pelos profissionais que atuam com sistema de qualidade) como o próprio nome indica, ”ferramentas”, pois como toda ferramenta, sabe-se que não resolvem problemas ou melhoram “sozinhas” as situações de desconformidades.
As sete ferramentas foram desenvolvidas com o propósito de equipar os participantes dos processos de uma organização com instrumentos simples - porém forte - de fácil entendimento e aplicação, visando apoiá-los na resolução e no controle dos problemas de qualidade o mais próximo possível de suas ocorrências.
Na intenção de aperfeiçoar o controle de qualidade industrial na década de 60 Kaoru Ischikawa organizou (não as criou) as ferramentas e percebeu que poderia utilizá-las em procedimentos de controle da qualidade, visando encontrar problemas e apontar soluções aos mesmos.
Obs: Das ferramentas organizadas por Ishikawa a única que foi criada por ele é o Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe).
Portanto, as ferramentas da qualidade são consideradas técnicas utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os diversos problemas que interfiram no bom desempenho das atividades organizacionais.
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