Uma das teorias de Henry Mintzberg, criador do método de desenvolvimento de gestão CoachingOurselves, diz que o gestor tem 10 funções dentro de uma empresa: símbolo, líder, elemento de ligação, coletor, disseminador, porta-voz, empreendedor, solucionador, alocador de recursos e negociador. Mas dos anos 1970, quando formulou sua teoria, para cá, será que algo mudou para os gestores? Eles continuam com os mesmos papéis ou acumularam outros?
Foi esse um dos questionamentos que o Administradores.com fez a um dos principais pensadores de gestão da atualidade em uma entrevista realizada em sua última visita ao Brasil. Veja a resposta!
Na década de 1970, você teorizou que os gerentes possuíam dez papéis dentro de uma empresa. Como você avalia as funções do administrador na atualidade? Considerando o surgimento de novas tecnologias, houve alguma mudança ou variação nas responsabilidades dos gestores ao longo do tempo?Eu não acho que os papéis mudaram por causa das novas tecnologias. Penso que gestão é gestão. Não é uma profissão nem uma ciência, mas uma prática, e eu não acredito que ela tenha se transformado fundamentalmente. A modificação que eu aceitaria não é sobre as funções, mas em relação às pressões e características do gerenciamento.Eu afirmo que a gestão é muito afetada pelas constantes interrupções, as várias pequenas tarefas do dia, todas essas coisas que a tornam caótica, a orientação para a ação, etc. Eu acho que o e-mail, particularmente, tem exacerbado, em muitos casos, essas características caóticas da gestão. Ele empurra os gestores ao limite, fazendo com que percam o controle do que está acontecendo na organização, pois chegou ao extremo de um tão prazo curto que, às vezes, é uma gestão focada nos minutos.O que mudou dos anos 1970 para cá fui eu. No meu livro de 2009, “Managing: Desvendando o Dia a Dia da Gestão”, eu descrevo os papeis de forma diferente – não porque eles mudaram, todos estão lá, de certa forma – mas porque a minha maneira de colocá-los juntos mudou. Então, agora, eu entendo que a gestão está acontecendo em três planos: informação, ação e pessoas. Assim, os gestores processam informações, se comunicam, controlam ao mesmo tempo em que lidam com pessoas, constroem networks do lado de fora e lideram dentro da organização. Já os gerentes se envolvem com a ação, pois eles administram projetos, apagam incêndios, negociam contratos…
Nenhum comentário:
Postar um comentário