Quando o assunto é eficiência os japoneses são lideres, devido sua constante busca ao aperfeiçoamento e criação de métodos eficientes. E um dos movimentos que chama a atenção do mundo por ser composto por um conjunto prático e eficaz que promove a organização do ambiente de trabalho e qualidade de vida através de atitudes extremamente simples é o 5Ss conhecido também como Housekeeping.
De acordo com Falconi (p.197, 2004), o 5S visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda vida?. Partindo desta filosofia compreende-se que os 5Ss não são apenas uma ferramenta de trabalho podem ser considerados uma filosofia de vida, um valor cultural. Segundo Osada (1992) os S s podem ser compreendidos da seguinte forma:
Seiri: senso de utilização consiste na separação do que é útil e o que é inútil e eliminação de tudo que é desnecessário.
Seiton: senso de arrumação consiste na ordenação do ambiente de trabalho, colocando os materiais comuns em locais de fácil acesso e identificando-os.
Seiso: senso de limpeza consiste em manter o local de trabalho limpo eliminando toda a sujeira, também a coleta seletiva do lixo.
Seiketsu: senso de saúde e higiene consiste em manter sempre um ambiente favorável para execução das tarefas, usando os EPI s de forma adequada.
Shitsuke: senso de autodisciplina Consiste em manter de forma disciplinada todos os demais sensos, autocontrole e fazer que todos os sensos sejam executados.
O 5S é um programa para todas as pessoas da empresa, do presidente aos operadores, para áreas administrativas, de serviços, de manutenção e de manufatura. O programa deve ser liderado pela alta administração da empresa e é baseado em educação, treinamento e prática em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário